terça-feira, 17 de abril de 2012

Livros de Terro

fallen 525


Podem ser sobre anjos, princesas, vampiros, ou mesmo só sobre adolescentes comuns, mas… Qual o problema com os escritores de livros para adolescentes? Quer dizer… (E eu vou me aproveitar que falei sobre clichês há pouco tempo aqui) é sempre a mesma coisa de sempre: os personagens não mudam, as situações seguem a mesma linha de raciocínio, às vezes os detalhes são bem parecidos também.
Acho que existe uma grande conspiração pra alienar meninas e essas escritoras meio que estão seguindo as regras da conspiração. Não sei se é por que eu ando lendo o mesmo tipo de livro demais e talvez devesse partir para outros gêneros, ou talvez eu esteja certa, quem sabe?

Mas o que eu queria mesmo era só dizer isso. Se vemos um livros como Crepúsculo, Fallen, Sussurro… Os três são praticamente a mesma coisa! A menina muda de escola, ou então está na escola e o “bonitão” é que é o novato, aí por algum motivo sobrenatural elas se interessam por eles, depois descobrem que eles têm algum segredo sobrenatural, aí aparece alguma coisa pra ser o/a vilão (ou vilã) e daí o mocinho que deveria ser meio malvado/bad boy salva a menina e fim, eles vivem felizes para sempre (ou não considerando que a coisa é bem pior, porque é uma série de livros…).

                                                             

                                       



Considerada uma das séries do ano, da Warner Brothers, "Diários do Vampiro" (Vampire Diaries) baseia-se numa colecção de livros reeditada agora e tornado num best seller, de L.J.Smith. "Diários do Vampiro" é uma bela série de terror, com ambientes extraordinários e uma história intensa entre adolescentes. Elena Gilbert é uma bela adolescente que vê sua vida mudar completamente com a morte de seus pais num acidente de carro. Ela e o seu problemático irmão mais novo Jeremy, vão morar com a tia Jenna em Mystic Falls. Elena vai ficar dividida entre dois belos vampiros irmãos.




                           Livro - A Hospedeira (The Host) – Stephenie Meyer


Stephenie Meyer, criadora da fenomenal série de vampiros adolescentes, Crepúsculo (Twilight), assume um romance paranormal em território alienígena, em seu primeiro romance adulto. Aqueles que suspeitam de ficção científica ou angústias adolescentes serão agradavelmente surpreendido com este grau de maturidade e de imaginação investigativa, propulsionados por partes iguais de ação e emoção.







Já está em pré-venda mais uma obra da escritora Stephanie Meyer, mas dessa vez com a parceria das autoras Meg Cabot, conhecida por O Diário da PrincesaKim Harrison,Michele Faffe e Lauren MyracleFormaturas Infernaisé um livro que mescla elementos de fantasia e terror em cinco histórias com base nas formaturas, tão aclamadas entre os adolescentes do mundo todo. Com situações aterrorizantes, tais quais dançar com a Morte e uma batalha entre anjos e demônios, além dos já esperados vampiros, o livro promete "uma grande dose de assustadora diversão".
Não é preciso dizer que está aí uma forma inédita para vender muitos livros: duas autores famosas entre a massa reúnem-se para publicar histórias de terror e romance água-com-açúcar, tudo isso aproveitando a febre mundial que se tornou o livro Crepúsculo. Alguns leitores mais seletivos afirmam que a história de Kim Harrison, escritora do gênero fantasia urbana, merece destaque, mas creio que seja mais sensato então ler uma obra de sua autoria apenas.


Enquanto os gêneros de terror e horror faziam parte apenas dos cinemas e videolocadoras nas décadas passadas, as produções modernas se desvirtuaram com a criação de produtos feitos apenas para arrancar gritinhos e dinheiro dos jovens. Porém, a história vem mudando consideravelmente nos últimos anos quando esse gênero aos poucos, foi transportado para a televisão.

Depois do lançamento de produções que misturam temas do horror ao sobrenatural comos os vampiros maldosos de True Blood e toda a filosofia moderna e as questões humanas de The Walking Dead, os produtores tornaram-se cada vez mais estimulados a apostar no gênero tão pouco investido e quando feito, na maioria das vezes deixa a desejar no quesito qualidade. Para este ano, o canal pago americano voltado para o público masculino FX e a rede musical (que já nem é tão musical) MTV lançam duas produções que prometem conquistar o público fã do gênero.

A primeira é American Horror Story, de Brad Falchuck e Ryan Murphy - o mesmo criador da magnífica produção Nip/Tuck, que terminou abaixo do desejável,  e do sucesso entre os adolescentes, Glee. A série, que estreia em 5 de outubro nos EUA, é um mistério para a imprensa. O que se sabe até agora é um pouco da sinopse, que informa que o novo show de horrores da tv americana retratará a vida de um homem em crise conjugal que decide se mudar com a esposa e filha para uma nova vizinhança. Porém, a nova vida acabar tornando-se conturbada com a presença de outras pessoas como a governanta Moira O'Hara, a vizinha espiã Constance e o estranho Larry.

No elenco, American Horror Story traz Dylan McDermott, Connie Britton, Taissa Farmiga, Jessica Lange e Dennis O'Hare. Para definir um pouco da insanidade que veremos em American Horror Story, Murphy contou que uma das personagens será interpretada por duas atrizes - trata-se da misteriosa governanta Moira, que é uma pessoa na visão no marido Ben Harmon e uma outra pessoa totalmente diferente quando vista aos olhos da esposa Vivien. Moira O'Hara será interpretada pelas atrizes Frances Conroy e Alexandra Breckenridge.

O clima sombrio e estranho é reforçado no primeiro vídeo promocional do seriado divulgado pelo canal, que esbanja sensualidade em meio ao horror e ao caos. Tanto Falchuck quanto Murphy afirmaram ter inspirações para construir a trama, entre elas bons clássicos de terror psicológico como O Iluminado e O Bebê de Rosemary, esse último, um dos mais bem comentados do gênero horror dirigido por Roman Polanski.





Neste verão,  li um livro chamado O DespertarO Despertar é de uma saga de livros da autora L.J.Smith, que envolve uma combinação de géneros como fantasia, terror e romance.
O livro fala-nos de um grupo de adolescentes numa cidade pequena, onde todos se conhecem e se relacionam. A história inicia-se com o ano lectivo da secundária local, que desta vez vai estar recheado de novos dramas, mistérios e romance, motivados pelo aparecimento de uma nova personagem chamada Stefan Salvatore, o rapaz novo, cheio de mistério e charme que chama a atenção de toda a gente no liceu.
O livro trata da vida dos adolescentes, dos seus dilemas e dramas pessoais. A personagem principal Helena e as suas melhores amigas, Bonnie e Vickie, deparam-se repentinamente com uma nova luta pelo poder escolar: a desde sempre rainha da escola, Helena, ganha uma inimiga e rival numa anterior amiga (Catherine); como se não bastasse, apaixona-se pelo rapaz novo.
O passado obscuro deste rapaz (afinal ele é um vampiro) irá rechear a históriade aventuras, drama e acção, não só porque ele tenta lutar contra a paixão que também sente por Helena, pela sua sede de sangue humano (ele, sendo vampiro, só consome sangue de animais), como também tenta esconder de todos a sua verdadeira essência.
Este primeiro livro termina já com Helena consciente daquilo que Stefan é e com o aparecimento de algumas situações inexplicáveis que deixam antever o aparecimento de mais um vampiro.
Em suma, achei o livro interessante, revigorante quando toca à química entre as personagens e o enredo é de tal forma extenso e complexo que a autora teve que escrever mais do que cinco livros para narrar a história completa de todas as personagens e suas relações.


null


Fabio realizou “Pixu” em parceria com a americana Becky Cloonan, o grego Vasilis Lolos e, claro, o inseparável irmão. A história é sobre uma casa mal assombrada por onde se expande uma mancha, que leva seus moradores à loucura e à morte. “O que dá mais medo é o desconhecido”, diz Moon. “Você tem medo do escuro porque não vê o que tem ali e imagina sempre o pior”. 

O interessante é que existem histórias paralelas, como a de um senhor que perdeu a esposa e sua memória (ou remorso) fica rondando o seu dia−a−dia. Mas é subjetivo demais para pedir ao Fabio respostas diretas. “Acho que a interpretação da história vai depender do que cada leitor tem mais medo. Cada personagem acaba experimentando um tipo de horror diferente, e cada leitor também será assombrado pela sua percepção pessoal do que o atormenta”, explica o artista, que como os demais autores do Pixu, optou por trabalhar em preto e branco.


A ACADEMIA DO GUARDA−CHUVA


Umbrella Academy pagina inteira


A gestação de “Suíte do Apocalipse”, um dos três arcos da Umbrella Academy, foi um pouco mais abstrata. O autor, Gerard Way, enviava os roteiros de várias partes do mundo, enquanto excursionava com a banda My Chemical Romance, do qual é o vocalista. “A distância atrapalhava, mas mesmo assim conseguimos nos comunicar. Gerard e o Scott (o editor) sempre respondiam todos os meus emails e, de todos os projetos que eu fiz trabalhando com outros roteiristas, o Umbrella é o que eu tenho mais interação com o roteirista”, explica Gabriel Bá

A academia do guarda−chuva é, claro, uma espécie de escola de super dotados, como os X−Men, que também conta com um tutor/patrocinador. Porém estes sete super−heróis foram treinados quando crianças e são também alienígenas. Neste livro há diversos capítulos, inclusive com o “pai” deles falecendo e todo mundo virando adulto, inclusive o chimpanzé que fala e auxilia o Senhor Hargreeves. Ah, sim, eles moram na Europa. Até que um deles resolve habitar a lua.

Como não poderia deixar de acontecer, é impossível chegar ao final destas deliciosas aventuras sem simpatizar mais com um ou outro personagem. Nem mesmo o desenhista escapa das afeições. “Eu adoro o Spaceboy, que foi o que mudou mais drasticamente no meu estilo, é o mais exagerado. E gosto muito de desenhar a Vâniatambém, principalmente no começo da história, quando ela ainda tinha o cabelo preto e era mais normal, entre aspas” revela Gabriel.







Sinopse não oficial: Neste volume, Dana é convidada a ir a Faerie para ser oficialmente apresentada à Corte Seelie. Porém, Titânia, a rainha, a quer morta. O convite não pode ser recusado e Dana, seu pai e seus amigos rumam a uma viagem cercada de perigos, ataques, ameaça e medo. Será que ela conseguirá vencer esses desafios? Uma saga surpreendente, recheada de aventuras e romance.
>> Sirensong tem lançamento previsto para o final de Abril. Você pode conferir a resenha dele escrita pela Dana.
>> Não conhece a série? Confira a resenha do primeiro volume!

Já a 13 to Life é uma série sobre lobisomens de, até agora, 4 livros lançados no exterior, sendo que o quinto tem previsão para ainda este ano. Chega agora ao Brasil o segundo volume, que está sem data de lançamento. Provavelmente veremos ele nas livrarias ainda neste semestre. Confira abaixo a capa e a sinopse não oficial:

Sinopse não oficial: Nada é simples quando você anda com lobisomens. Jess Gillmansen pensa ter visto de tudo, mas seus olhos estão prestes a abrir para ainda mais perigo e realidade, um tanto mais paranormais do que ela suspeitava. Com sua realização de que a mãe de Rusakova está viva e aprisionada, a escolha do grupo se torna mais difícil e a confiança mais importante. As linhas estão traçadas e as relações mudam quando a falida família Rusakova luta para se reunir a fim de libertar sua mãe – e aqueles que Jess achava serem pessoas normais se mostram ser bem mais do que isso…[Tradução: Victor Schude - Blog das Resenhas]


Sinopse: Com apenas 9 anos, Sarah está prestes a viver uma grande aventura: vai viajar sem os pais pela primeira vez na vida. A viagem tinha tudo para ser feliz e inesquecível, mas logo se transforma num terrível pesadelo.
Sem o marido para ajudá-la, Lena, mãe de Sarah, confere e assina os documentos autorizando a ida da filha. David saiu de casa cedo dizendo que recebera uma ligação do trabalho. Mais uma desculpa esfarrapada que ela não engoliu. O casamento está em crise, mas ela acredita que os dois vão conseguir se acertar no período em que a menina estiver fora.
Já pensando nos momentos a sós com o marido, Lena entra em pânico quando uma segunda van chega para buscar Sarah. Pouco depois, ela descobre que o primeiro motorista não faz parte da equipe do acampamento e que sua filha e outras três crianças foram sequestradas.
Após algumas horas, os criminosos enviam um e-mal exigindo 1 milhão de dólares para libertar as vítimas. Mas as condições para a entrega do dinheiro lançam suspeitas sobre alguns dos pais, e os casais começam a se voltar uns contra os outros, expondo seus segredos e relacionamentos já desgastados.
Neste suspense de tirar o fôlego, o desespero e a ganância levam algumas pessoas a tomar decisões impensáveis. Mas a fé e a intuição sempre podem superar as dificuldades.


Sinopse: A professora Jody Linder acaba de receber uma terrível notícia: o homem condenado pelo assassinato de seu pai está sendo solto e voltará para a cidade.
Há 23 anos um crime abalou a pacata Rose, uma cidadezinha no interior do Kansas. Hugh-Jay Linder, filho de um rico fazendeiro, foi encontrado morto em casa e sua esposa, Laurie, desapareceu, levantando a suspeita de que ela também teria sido assassinada.
Ex-empregado da família, o vaqueiro Billy Crosby foi imediatamente detido e logo condenado: um vestido sujo com o sangue de Laurie estava dentro da sua picape e o chapéu dele foi encontrado na cena do crime.
Agora o jovem advogado Collin Crosby quer provar que o pai é inocente e que as evidências foram manipuladas por influência da família Linder.
Enquanto Collin espera um novo julgamento para fazer justiça ao pai, Jody precisa confrontar seus tios e avós para descobrir o que realmente aconteceu naquela terrível noite. Para isso, ela sera obrigada a remexer em velhos segredos de família e a lidar com consequências imprevisíveis.
Um suspense com pinceladas de poesia e lirismo, Dias de chuva e tempestade captura a essência das pequenas cidades americanas e demonstra a habilidade de Nancy Pickard em criar personagens incrivelmente reais e profundos.















Nenhum comentário:

Postar um comentário